No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.
Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração por sua história, valores e entregas. Tenho muito orgulho de tudo o que vivenciei”.
O General Montenegro, por sua vez, expressou gratidão pela oportunidade e pela forma como foi recebido no COTER. “Nesses últimos dias de intenso convívio no Comando de Operações Terrestres, pude perceber o profissionalismo, a dedicação e o excelente ambiente de trabalho criado pelo General Novaes. Quero agradecer a toda a equipe do COTER pela fidalguia com que nos receberam”.
Presente na cerimônia, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás, destacou a importância do COTER para o desenvolvimento da Força Terrestre desde que foi criado em 1990. “Tivemos 13 anos de missão no Haiti, várias operações de garantia da lei da ordem e na faixa de fronteira. Tudo isso passou pelo Comando de Operações Terrestres. É impressionante o nível ao qual chegamos hoje”.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o Ministro de Estado Defesa, José Múcio Monteiro Filho; o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Veterano Marcos Antonio Amaro dos Santos; o antigo comandante do Exército, General de Exército Eduardo Villas-Bôas; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; antigos e atuais membros do Alto Comando do Exército; ministros do Supremo Tribunal Militar e demais autoridades civis e militares.