Você já ouviu falar na Angel Falls? Também conhecida como Salto Ángel ou Cataratas Ángel, essa impressionante queda d’água é a maior do mundo, com nada menos que 979 metros de altura, sendo 807 metros de queda livre, sem interrupções. Um espetáculo da natureza que desafia a imaginação!
Localizada no sudeste da Venezuela, no Estado de Bolívar, a cachoeira nasce do rio Churún e despenca desde o topo do Auyantepui, uma das majestosas montanhas em forma de mesa da região. Para os povos indígenas locais, o nome verdadeiro do salto é Kerepakupai-meru, que significa “queda de água até o lugar mais profundo”, no idioma pemon.
O nome Salto Ángel é uma homenagem ao aviador norte-americano Jimmy Angel, que em 1937 fez história ao sobrevoar a região e, dias depois, tentar pousar no topo da montanha. Seu avião ficou preso no solo, mas ele e sua tripulação conseguiram sair ilesos. O episódio chamou a atenção do mundo e eternizou o nome do aventureiro na geografia venezuelana.
O salto fica dentro do Parque Nacional de Canaima, uma área protegida de 30 mil km², maior que a Bélgica e é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994. O parque abriga cenários únicos, rios caudalosos, florestas densas e outras quedas d’água impressionantes, como o Churún-merú, frequentemente confundido com o Salto Ángel, embora tenha cerca de 400 metros de altura.
Além de sua fama geográfica, o Salto Ángel também inspirou o cinema. Foi referência visual para o “Paraíso das Cachoeiras”, cenário mágico do filme animado Up – Altas Aventuras, da Pixar.
Hoje, turistas do mundo inteiro vão até Canaima, Santa Elena de Uairén e Ciudad Bolívar para explorar esse tesouro natural, seja por terra, água ou até em voos panorâmicos de avião ou helicóptero. Um destino que une mistério, aventura e beleza em estado puro.
Fontes: Wikipédia/