Logo Midia Sudoeste
Sábado, 03 de maio de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça a Notícia

GERAL
07/02/2025 07:49

Itaipu Binacional: Conheça uma das Maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo



COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é um verdadeiro gigante da engenharia e na inovação no setor de energia renovável. Reconhecida como a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, Itaipu se destaca por sua grandiosidade e impacto no desenvolvimento da região.

A construção da usina levou 16 anos para ser concluída e mobilizou cerca de 40 mil trabalhadores, que atuaram de forma setorizada para dar forma à estrutura monumental. Entre esses trabalhadores, destacam-se Faustino e João, que participaram diretamente da obra e testemunharam de perto os desafios e conquistas desse empreendimento histórico.

Confira a entrevista completa com Faustino e João que fazem parte da história da Itaipu Binacional:

 

A barragem principal de Itaipu possui 196 metros de altura, equivalente a um prédio de 65 andares. Sua extensão total é de 7.919 metros, consolidando-se como uma das maiores do mundo. Para sua construção, foram utilizados 12,7 milhões de metros cúbicos de concreto, volume suficiente para erguer 210 estádios do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro. Além disso, a quantidade de ferro e aço empregada permitiria construir 380 Torres Eiffel.

O reservatório da usina tem uma extensão de 1.350 km², superando toda a área urbana da cidade de São Paulo. Para garantir a preservação ambiental da região, foram plantadas 24 milhões de mudas de árvores nativas na faixa de proteção do reservatório, configurando o maior reflorestamento do gênero no mundo.

Durante sua construção, Itaipu estabeleceu vários recordes impressionantes. No dia 14 de novembro de 1978, a usina bateu um recorde sul-americano ao concretar 7.207 metros cúbicos em um único dia, equivalente a um prédio de dez andares a cada hora, ou 24 edifícios no mesmo dia.

A vazão máxima do vertedouro da Itaipu é de 62,2 mil metros cúbicos por segundo, 40 vezes maior que a vazão média das Cataratas do Iguaçu, que é de 1.500 metros cúbicos por segundo. A usina conta com um total de 14 comportas, permitindo o controle preciso do fluxo de água e garantindo a eficiência do sistema.

A Itaipu Binacional representa um marco na geração de energia sustentável e no desenvolvimento da América do Sul. Desde a produção de eletricidade, impactando positivamente a economia, a preservação ambiental e a vida de milhões de pessoas no Brasil e no Paraguai.

Confira todos os passeios e valores para o turismo na Itaipu Binacional através do Link (TURISMO ITAIUPU)