Logo Midia Sudoeste
Quarta, 28 de maio de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça a Notícia

GERAL
27/05/2025 10:45

Comitiva da União Europeia visita Itaipu Binacional



Comitiva da União Europeia visita Itaipu Binacional

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Uma comitiva formada por diplomatas de França, Polônia, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, Finlândia, Malta, Portugal e Suécia visitou a Itaipu Binacional na tarde do sábado, 24 de maio. Eles foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e pela chefe do escritório de Brasília, Lígia Leite Soares, que apresentaram a empresa e o trabalho conjunto desenvolvido por Brasil e Paraguai.

Durante a sua fala, o diretor-geral explicou como os dois países dividem a gestão da usina por meio da diplomacia e do entendimento mútuo, e respondeu perguntas dos diplomatas a respeito das relações entre os países e sobre as questões energéticas de Brasil e Paraguai. Verri também comentou sobre os investimentos socioambientais da Itaipu para aumentar o tempo de vida útil do reservatório, e falou das pesquisas em novas formas de energia além do desenvolvimento tecnológico e científico mantido por meio do Itaipu Parquetec - na margem brasileira, e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) - na margem paraguaia. 

Para o diretor, visitas como essa são importantes para ajudar o Brasil a aproximar o Mercosul da União Europeia buscando futuras relações comerciais entre os blocos. “A Itaipu, além de ser uma grande produtora de energia limpa e barata, também é marcada pelo processo de integração regional. A União Europeia está no momento discutindo o acordo com o Mercosul. Então fortalecer esses laços pode contribuir para que esse acordo possa avançar”, destacou.  

O chefe de delegação adjunto da União Europeia no Brasil, ministro Jean-Pierre Bou, ressaltou a dimensão da Itaipu na relação entre os dois países e se disse empolgado em conhecer essa obra. “Acho que Itaipu é algo muito valioso, porque contribui com a energia elétrica no Brasil e no Paraguai, que é quase totalmente renovável. E deste ponto de vista, é algo muito importante o que os dois países conseguiram construir conjuntamente.”

Sobre a Itaipu Binacional

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.  

A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.