Um veículo com quase R$ 100 mil em débitos foi apreendido na manhã desta terça-feira, 08 de jullho, durante uma ação de fiscalização realizada pelo Pelotão de Trânsito do 21º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, em Francisco Beltrão.
De acordo com a PM, a abordagem ocorreu por volta das 9h, durante patrulhamento de rotina. Os policiais visualizaram um Renault Scénic que desrespeitou uma placa de parada obrigatória, quase causando um acidente. Diante da infração, o condutor foi abordado e recebeu um Auto de Infração de Trânsito com base no Artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata sobre o descumprimento da sinalização de parada obrigatória.

Durante a verificação dos documentos, os policiais constataram que o veículo estava com o licenciamento vencido desde o ano de 2019 e possuía pendências financeiras que totalizavam R$ 98.448,58, incluindo tributos, multas e encargos.
Com base na legislação vigente, especialmente no artigo 131 do CTB, que determina que um veículo só é considerado licenciado quando todos os débitos estiverem quitados, o automóvel foi removido e encaminhado ao pátio da 30ª CIRETRAN para as medidas cabíveis.
A PMPR reforça a importância de manter a documentação do veículo em dia e lembra que o pagamento da taxa de licenciamento, por si só, não regulariza o veículo. Para a obtenção do Certificado de Licenciamento Anual, é necessário que todos os débitos vinculados, incluindo multas e tributos, estejam quitados.


Fonte: 1ªCIA/21°BPM
Autor: Carla da Motta
Crédito da imagem: 1ªCIA/21°BPM
Repórter: Carla da Motta