A ocorrência foi registrada por volta das 20h20
Na última segunda-feira, 26 de maio, por volta das 20h20, a equipe policial recebeu informações do setor de inteligência da 3ª Cia/21º BPM de que uma carreta havia saído de uma área rural conhecida por ser frequentemente utilizada para a prática de contrabando e descaminho, por fazer fronteira com a Argentina e possuir uma estrada de chão que dá acesso àquele país.
Diante disso, a equipe da RPA e a Patrulha Rural se deslocaram até a BR-163 com o objetivo de interceptar o veículo, logrando êxito na abordagem nas proximidades do trevo que dá acesso à cidade de Santo Antonio do Sudoeste.
O veículo era conduzido por um homem e, durante a averiguação, constatou-se que a carreta estava carregada com seis árvores da espécie Olea europaea (oliveira), provenientes da Argentina. Essas plantas possuem valor estimado, por unidade, entre quarenta e cem mil reais no Brasil.
O condutor não possuía qualquer documentação da carga, que, segundo ele, seria levada para o estado de São Paulo. Informou ainda que terceiros haviam transportado as árvores até o local onde foram carregadas.
Diante dos fatos, foi realizada a apreensão das oliveiras e do veículo, os quais foram encaminhados à Receita Federal de Santo Antonio do Sudoeste para os procedimentos cabíveis.