Santo Antonio do Sudoeste não se destaca em qualidade de vida e precisa de muitas melhorias para alcançar a posição dos municípios do Paraná com os melhores índices de qualidade de vida da população
Santo Antonio do Sudoeste ocupa a 244ª posição em qualidade de vida entre os 399 municípios do Paraná
Santo Antonio do Sudoeste não se destaca em qualidade de vida e precisa de muitas melhorias para alcançar a posição dos municípios do Paraná com os melhores índices de qualidade de vida da população
Santo Antonio do Sudoeste/Paraná está na 244ª posição de acordo com os dados realizados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os números consideram o ano-base de 2022. O Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) é semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e avalia, anualmente, o desenvolvimento socioeconômico dos 399 municípios nas dimensões de Renda, Educação e Saúde.
De acordo com os dados obetidos pelo Reporter Carlos Roberto Paraná do Portal de Comunicação Mídia Sudoeste, Santo Antonio do Sudoeste está no índice de 0,8909 na qualidade de Saúde do Município conforme mostra o IPDM (Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal) conforme na imagem abaixo.
Na segunda pesquisa realizada, Santo Antonio do Sudoeste está com um índice de 0,8563 na qualidade de Educação do Município, conforme mostra o IPDM (Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal).
Na quarta pesquisa realizada, onde mostra o índice geral do Município de Santo Antonio do Sudoeste, o município está com um índice de 0,7321, ocupando a 244ª posição em qualidade de vida entre os 399 municípios do Paraná, conforme mostra o IPDM (Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal).
Na quarta pesquisa realizada, aonde mostra o índice geral do Município de Santo Antonio do Sudoeste, o município está no índice de 0,7321 ocupando a 244ª posição em qualidade de vida entre os 399 municípios do Paraná conforme mostra o IPDM (Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal).
O Ipardes utiliza dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Ministério da Saúde, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a formulação do indicador de qualidade de vida. Devido ao tempo de processamento dessas informações por cada órgão, o índice, que é anual, é divulgado dois anos após o período analisado.
Esses dados mostram uma posição muito baixa do município de Santo Antonio do Sudoeste em comparação com os demais municípios paranaenses. A qualidade de renda do município é particularmente a mais baixa entre os índices de Educação e Saúde. Santo Antonio do Sudoeste precisa melhorar significativamente seu índice para se aproximar das posições dos municípios como Dois Vizinhos, que ocupa a oitava posição, e Pato Branco, que está na décima segunda posição.
Entre as três melhores cidades do Paraná, que lideram o ranking de acordo com os dados obtidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, estão Curitiba, com índice de 0,9013; Palotina, com índice de 0,8696; e Toledo, com índice de 0,8582.