Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, dia 08 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Vereadores de Pinhal de São Bento reprovou, por seis votos a três, as contas relativas ao exercício de 2020 do ex-prefeito Jaime Carniel, referente à gestão 2017–2020.
A decisão foi tomada após o Tribunal de Contas do Estado do Paraná manter, por unanimidade, a reprovação das contas de Carniel, apontando o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Conforme o parecer técnico, foram contratadas despesas nos dois últimos quadrimestres do mandato sem a devida cobertura de caixa, transferindo o ônus financeiro para a administração seguinte — conduta considerada irregular e vedada pela legislação fiscal.
As contas foram analisadas também pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, que emitiu parecer pela rejeição. O processo ficou disponível para consulta por 60 dias na Casa Legislativa, permitindo que os vereadores e a população tirassem dúvidas e analisassem os documentos.
Com a reprovação das contas, Jaime Carniel poderá ficar inelegível, conforme previsto na legislação, dependendo ainda de decisões judiciais posteriores.
Veja a matéria completa: