x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | PCPR e PCMS localizam criança subtraída pelo próprio pai em Campo Largo

Policial

PCPR e PCMS localizam criança subtraída pelo próprio pai em Campo Largo

14/05/2024 14:41



A criança foi pelo pai sem autorização da mãe

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS), localizou uma criança, de 3 anos, que havia sido levada de Campo Largo pelo pai sem autorização da mãe. Ela foi encontrada na tarde desta segunda-feira (13), no município de Alcinópolis, no Estado do Mato Grosso do Sul.  

Conforme apurado, o genitor da vítima esteve no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, simulando uma visita. Na sequência, subtraiu a criança e a levou para o Mato Grosso do Sul.  

As investigações apontaram que o homem não estava disposto em entregar a filha, colocando-a em situação de risco. Diante das informações, a PCPR representou por medidas protetivas de urgência em favor da criança, a fim de garantir sua segurança.  

De acordo com a delegada da PCPR Mariana Cantu, as diligências realizadas pela equipe policial indicaram o local que o pai estava ocultando a criança e, com apoio da PCMS, foi possível localiza lá e entregá-la a mãe.  

“Os casos de subtração por aqueles que tem poder familiar não são tipificados criminalmente, contudo repetem-se em todos os cantos do País, trazendo sérios prejuízos emocionais às vítimas, principalmente quando recorrentes ou quando dela resulta o afastamento da criança da escola causando prejuízos ainda maiores”, explica a delegada.  

O inquérito policial segue em andamento e o indivíduo responde em liberdade. Estão sendo apurados os crimes de descumprimento de medida protetiva e violência psicológica.  

COMUNICAÇÃO- A PCPR recomenda a comunicação imediata de desaparecimento de crianças. O registro do boletim de ocorrência na delegacia mais próxima deve ser o primeiro passo para o início da busca pela vítima.  

Informações sobre horário de desaparecimento, local e roupa utilizada pela criança são fundamentais para iniciar a investigação. Uma das primeiras ações dos policiais civis é divulgar a imagem da criança desaparecida. A divulgação de fotos e informações sobre crianças desaparecidas e as circunstâncias do desaparecimento são importantes no auxílio das investigações.