O astronauta da NASA Anil Menon embarcará em sua primeira missão à Estação Espacial Internacional, servindo como engenheiro de voo e membro da tripulação da Expedição 75.
Menon será lançado a bordo da nave espacial Roscosmos Soyuz MS-29 em junho de 2026, acompanhado pelos cosmonautas da Roscosmos Pyotr Dubrov e Anna Kikina. Após o lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, o trio passará aproximadamente oito meses a bordo do laboratório orbital.
Durante sua expedição, Menon conduzirá investigações científicas e demonstrações de tecnologia para ajudar a preparar humanos para futuras missões espaciais e beneficiar a humanidade.
Selecionado como astronauta da NASA em 2021, Menon se formou na 23ª turma de astronautas em 2024. Depois de concluir o treinamento inicial para candidatos a astronautas, ele começou a se preparar para sua primeira missão de voo na estação espacial.
Menon nasceu e cresceu em Minneapolis e é médico emergencista, engenheiro mecânico e coronel da Força Espacial dos Estados Unidos. Ele é bacharel em neurobiologia pela Universidade Harvard em Cambridge, Massachusetts, mestre em engenharia mecânica e formado em medicina pela Universidade Stanford, na Califórnia. Menon concluiu sua residência em medicina emergencista e medicina aeroespacial em Stanford e na University of Texas Medical Branch em Galveston.
Nas horas vagas, ele ainda pratica medicina de emergência no Memorial Hermann's Texas Medical Center e dá aulas para residentes no programa de residência da Universidade do Texas. Menon foi o primeiro cirurgião de voo da SpaceX, ajudando a lançar a primeira nave espacial tripulada Dragon na missão SpaceX Demo-2 da NASA e a construir a organização médica da SpaceX para apoiar humanos em futuras missões. Ele atuou como cirurgião de voo da tripulação tanto em voos da SpaceX quanto em expedições da NASA a bordo da estação espacial.
Por quase 25 anos, pessoas viveram e trabalharam continuamente a bordo da Estação Espacial Internacional, avançando o conhecimento científico e conduzindo pesquisas cruciais para o benefício da humanidade e do nosso planeta. A pesquisa na estação espacial apoia o futuro dos voos espaciais tripulados, enquanto a NASA se prepara para missões no espaço profundo à Lua, como parte da campanha Artemis, e para futuras missões tripuladas a Marte, além de expandir as oportunidades comerciais na órbita baixa da Terra e além.
Fonte: NASA
Autor: NASA
Crédito da imagem: NASA/Josh Valcarcel
Repórter: Dani Barbaro