Na última sexta-feira, 16 de maio, por volta das 23h26, no município de Descanso-SC, A guarnição do ABTR 210 identificou que o incêndio encontrava-se na fase de diminuição.
As chamas já haviam consumido toda a parte estrutural do telhado e as divisórias internas, que eram de madeira, restando apenas as paredes de alvenaria.
O piso, também de madeira, foi parcialmente atingido, comprometendo sua resistência.
De imediato, foi montado o estabelecimento de combate a incêndio, com uma linha adutora e duas linhas de ataque, com um lance cada. Foi realizado ataque marginal/defensivo, proteção das áreas adjacentes, ventilação tática hidráulica e, após o controle das chamas, foi iniciado o rescaldo.
A guarnição do ABTR 210 também verificou que a energia elétrica ainda se encontrava ligada, realizando o desligamento, o gerenciamento de riscos, bem como o controle e isolamento da área.
Foram utilizados aproximadamente 8.000 litros de água durante as operações de combate e rescaldo.
Cabe ressaltar que o responsável pelo estabelecimento sofreu queimaduras em ambas as mãos ao tentar retirar bens materiais do interior da edificação em chamas, antes da chegada da guarnição.
A equipe do ASU 572 realizou curativos no local, e a vítima optou por deslocar-se até o hospital com o apoio de familiares e por meios próprios.