Um homem de 44 anos ficou ferido na tarde desta sexta-feira, 23 de maio, após o tombamento de uma retroescavadeira na Linha Capivara, zona rural de Mondaí, no Oeste de Santa Catarina. O acidente ocorreu por volta das 14h e mobilizou equipes do 12° Batalhão de Bombeiros Militar.
As viaturas ASU-300 e ABTR-31, da unidade de Mondaí, foram acionadas para o atendimento. No local, os bombeiros confirmaram o acidente e localizaram o condutor ainda dentro da cabine da retroescavadeira. Ele relatava dores na cabeça e no quadril, mas não estava preso às ferragens. Por conta das lesões e da posição do maquinário, o homem não conseguia deixar o veículo sozinho.
A vítima informou à guarnição que possui histórico de hipertensão e diabetes. Após acesso seguro à cabine, os bombeiros realizaram a imobilização em maca rígida. Foi necessário o içamento da maca com o uso de cabos, para possibilitar a retirada em ângulo zero, técnica empregada para evitar agravos em possíveis lesões na coluna.
Após ser retirada, a vítima teve os sinais vitais aferidos e apresentava quadro estável, com pressão arterial de 150/80 mmHg, frequência cardíaca de 123 BPM e saturação de oxigênio de 98%.
O homem foi encaminhado à Associação Hospitalar de Mondaí para avaliação médica e demais cuidados. As circunstâncias do acidente não foram divulgadas.