O consumo de maconha em via pública continua sendo um ato ilícito
Por volta das 10h30min a equipe Bravo da Polícia Militar 1ªCia/21ºBPM de Francisco Beltrão, durante Operação Barreira no alto da Júlio a equipe avistou duas motocicletas paradas sendo que foi possível visualizar dois indivíduos fazendo uso de cigarro de maconha (Baseado) em via pública.
No local foi abordado os dois homens e após revista pessoal foi localizado dois cigarros de maconha prontos para o consumo e uma porção da droga, sendo nesse momento apreendido a droga e encaminhado o homem para 19ºSDP onde será apresentado para o Delegado de plantão.
A Polícia Militar orienta a população levando em conta decisão do STF, que a maconha não está liberada para consumo no Brasil em via pública. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu apenas que o porte de maconha para uso pessoal não é mais considerado crime. Isso significa que uma pessoa não pode ser condenada criminalmente por portar maconha para consumo próprio, dentro de um limite de quantidade definido. No entanto, o consumo de maconha e via pública continua sendo um ato ilícito, sujeito a punições administrativas, como advertência ou comparecimento a cursos educativos.