Na noite deste domingo, 03 de agosto, por volta das 22h13, um grave acidente de trânsito envolvendo dois automóveis foi registrado na BR-282, próximo ao km 628, no interior de Iraceminha, Santa Catarina. A ocorrência mobilizou diversas equipes de emergência e resultou em nove vítimas, sendo uma fatal.
Os veículos envolvidos foram um Renault Scenic, que permaneceu sobre a pista, e um Fiat Punto, que caiu em um barranco de aproximadamente cinco metros de altura e acabou totalmente consumido pelas chamas. Um dos ocupantes do Punto não conseguiu deixar o veículo e foi encontrado carbonizado no interior do automóvel.

Atendimento às vítimas
No Scenic estavam quatro ocupantes, sendo dois adultos e duas crianças. Duas vítimas ficaram presas às ferragens, exigindo uso de técnicas de desencarceramento por parte dos bombeiros. Um homem com ferimentos na face, suspeita de trauma cranioencefálico e dores torácicas e nas pernas, e uma menina com ferimentos no rosto e fraturas nos membros inferiores, foram removidos com apoio de equipamentos hidráulicos. Ambos foram encaminhados em estado grave ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste (SC). Uma mulher, também passageira do Scenic, sofreu suspeita de fratura no ombro e foi levada ao mesmo hospital.
Do Fiat Punto, quatro vítimas conseguiram sair antes da propagação do fogo. Um homem com lesões na cabeça e queixas de dores torácicas foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Maravilha e levado ao Hospital São José. As demais vítimas receberam atendimento das equipes do SAMU de São Miguel do Oeste e Maravilha e também foram encaminhadas ao Hospital Regional.
Trabalho das equipes de resgate
No local, atuaram guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Maravilha, São Miguel do Oeste, Guaraciaba e Cunha Porã, além das equipes do SAMU USA e USB. O ABTR-211 e o ABTR-210 realizaram a limpeza da pista, aplicação de serragem sobre óleo derramado, prevenção de novos focos de incêndio e gerenciamento de riscos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) assumiu o controle do trânsito, que ficou parcialmente bloqueado durante o atendimento. A Polícia Científica e o IGP foram acionados para a remoção do corpo carbonizado e perícia, enquanto a Polícia Civil iniciou a investigação sobre as circunstâncias do acidente.


Fonte: 12º BBMSC / Maravilha/São Miguel do Oeste
Autor: Carla da Motta
Crédito da imagem: 12º BBMSC / Maravilha/São Miguel do Oeste
Repórter: Carla da Motta