Logo Midia Sudoeste
Sábado, 10 de maio de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça a Notícia

REGIONAL
29/07/2024 09:23

Francisco Beltrão terá primeira ressonância cardíaca da região Sudoeste do Paraná



Centro de Ressonância Magnética está entre os mais modernos do País

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Neste mês de julho, o centro de ressonância magnética do grupo Cedimagem em Francisco Beltrão passou por inovações ao realizar um upgrade em seus aparelhos. Essa atualização mantém a parte externa dos aparelhos de ressonância, trocando toda a parte eletrônica e os softwares. Ou seja, é como ter novas e modernas ressonâncias dentro da estrutura já existente. O grupo conta com dois aparelhos de ressonância, um anexo ao Hospital Policlínica, no Centro de Ressonância, e outro anexo à Cedimagem.

Segundo o dr. Giovani Biguelini, responsável pelo setor de ressonância do grupo Cedimagem, os upgrades tornam os aparelhos mais precisos, ágeis e rápidos, além de possibilitar novos serviços, como as ressonâncias cardíacas. Ele ainda salienta que exames que anteriormente demoravam de 20 a 30 minutos agora são realizados em cerca de 10 minutos, tornando o exame menos incômodo para os pacientes.

As ressonâncias cardíacas foram implantadas nesta semana através dos protocolos feitos por técnicos da GE (General Electric) a partir da próxima semana já farão parte da agenda da clínica. “Seremos o primeiro serviço de radiologia da região a prestar tal atendimento, visto que atualmente os pacientes precisam se deslocar a grandes centros (Curitiba e Cascavel) para a realização de ressonâncias cardíacas.”

O médico responsável pelos laudos, tanto de tomografias cardíacas quanto de ressonâncias cardíacas, dr. Leandro Shigueru Ikuta Ueda, cardiologista e especialista em Tomografia e Ressonância Cardiovascular, destaca que “a ressonância magnética cardíaca é um dos exames de imagem mais completos disponíveis na cardiologia. Através desse exame, é possível fazer uma avaliação estrutural, morfológica e funcional do coração, diagnosticando cardiomiopatias, doenças do pericárdio, tumores cardíacos e também áreas de edema e fibrose do coração. Tem ainda a grande finalidade de identificar sinais de isquemia miocárdica, situação presente quando há uma obstrução importante das artérias coronárias que irrigam o coração, bem como evidenciar áreas de infarto miocárdico prévio, a principal causa de morbimortalidade no mundo”.

Treinamento

A equipe da General Electric, multinacional com sede nos Estados Unidos, esteve nesta semana, durante dois dias, quarta e quinta-feira, fazendo a capacitação da equipe do Centro de Ressonância que irá operar o equipamento.

Segundo a representante da empresa, a atualização torna o equipamento de Francisco Beltrão equivalente ao que há de mais moderno no mercado.

Cerca de 80% do aparelho GE 450 foi modificado, com muito mais canais de potência, recebendo novo software que, inclusive, está equipado com Inteligência Artificial (IA), trazendo mais nitidez e qualidade às imagens. “O médico cardiologista pode ver com muito mais clareza a imagem interna do coração”, comenta a representante técnica da GE.

O equipamento também permite que o paciente fique mais confortável dentro da cápsula de exame (body 70), evitando sensação claustrofóbica. Os exames permitem a visualização perfeita do funcionamento interior do coração. Através da ressonância cardíaca é possível identificar infartos, isquemias, tumores no coração, trombos, entre outros. O médico também pode induzir o estresse farmacológico do coração para identificar patologias.

Cristina Poll Biguelini, uma das diretoras da clínica, lembra que na época em que o equipamento foi adquirido, há cerca de sete anos, um exame de ressonância cardíaca demorava mais de duas horas, o que inviabilizava o serviço. Agora, com a atualização, em média, o exame poderá ser realizado em 30 minutos.