Formatura do Projeto Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola
Esse projeto do Tribunal de Justiça do Paraná em Parceria com demais Órgãos Transforma Alunos em Agentes Multiplicadores
Pressione ESC para fechar
Esse projeto do Tribunal de Justiça do Paraná em Parceria com demais Órgãos Transforma Alunos em Agentes Multiplicadores
O Poder Judiciário de Santo Antonio do Sudoeste realizou, na última sexta-feira (01), realizou a Formatura do Projeto Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola, com a formatura dos alunos classificados que ao longo do ano envolveu crianças dos quintos anos das escolas municipais da Comarca de Santo Antonio do Sudoeste e Pranchita. A iniciativa do Poder Judiciário, realizada em parceria com o Ministério Público, o Conselho da Comunidade, as Escolas Municipais e demais órgãos.
A iniciativa na Comarca de Santo Antonio do Sudoeste envolveu crianças dos quintos anos das escolas municipais de Santo Antonio do Sudoeste e Pranchita, promovendo conhecimento sobre o Sistema Judiciário e Cidadania.
Durante a realização do projeto foram desenvolvidas diversas atividades pelas escolas participantes, como o estudo do manual “Justiça e Cidadania também se apreendem na escola”, a cartilha “Brasilzinho”, visitas ao fórum e realização de Júri simulado. Os diretores e diretoras das escolas municipais que participaram do projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola” receberem as placas de conclusão do projeto, as escolas que participaram foram: Escola Municipal Márcia Canzi Malacare; Escola Municipal Camila Polga; Escola Municipal Jacinta Rodrigues dos Santos; Escola Municipal Pedro dos Santos; Escola Municipal Professor Guilherme Blick; Escola Municipal Dorival Magrinelli.
[VIDEO]
A ação iniciou com visitas dos alunos ao Fórum da Comarca, onde puderam conhecer de perto o funcionamento do Poder Judiciário. As crianças foram recebidas pela Excelentíssima Juíza Eloisa Alessi Prendin, o Promotor, o Presidente do Conselho da Comunidade e um representante da OAB. Durante as visitas, tiveram a oportunidade única de dialogar com os profissionais e explorar as diferentes salas, proporcionando uma visão mais ampla sobre o trabalho realizado no Fórum.
Ao longo do ano letivo, a Excelentíssima Juíza Eloisa Prendin, Promotores e demais envolvidos também visitaram as escolas, marcando presença em sala de aula para dar continuidade ao projeto. Dentro das salas de aula, os alunos participantes do programa utilizando duas cartilhas específicas, aprofundando os conhecimentos adquiridos durante as visitas ao Fórum.
Um dos momentos mais esperados pelos alunos do projeto ocorreu com a realização de um Júri Simulado no Fórum, onde os alunos tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conceitos aprendidos. Posteriormente, os estudantes redigiram textos sobre essa experiência única e enriquecedora.
Na última sexta-feira (01), ocorreu a premiação, onde 18 alunos foram premiados com medalhas, e os quatro primeiros destes colocados receberam bicicletas como reconhecimento pelo destaque. Os quatro alunos premiados do Projeto, incluem três alunos de Santo Antonio do Sudoeste e um aluno de Pranchita.
Escolas de Santo Antonio do Sudoeste
Primeiro lugar: Antony Gabriel Tavares Lazzaroto
Segundo lugar: Julia de Oliveira da Luz
Terceiro lugar: Saymon Lorenzatto
Escolas de Pranchita/PR:
Primeiro lugar: Eloiza Gabrielly Faquinello
A premiação ocorreu durante a manhã no Anfiteatro do Colégio Humberto de Campos, com a Presença da Excelentíssima Juíza de Direito Eloisa Alessi Prendin; Juiz Substituto Excelentíssimo Juíz de Direito Gianlucca Daniel da Motta Silva; Presidente do Conselho da Comunidade de Santo Antonio do Sudoeste Cleci Pienow Bitencourt; Excelentíssimo Doutor Lucas Gabriel Scheidweiler - Promotor de Justiça da Comarca de Santo Antônio do Sudoeste, que justificou sua ausência, o Doutor Cleiton Moro– Representante da OAB; Sra. Iva Magnani – Vice-prefeita do Município de Pranchita; Sr° Ricardo Ortinã – Prefeito do Município de Santo Antônio do Sudoeste; Sr°. Marco Antônio Dias – Capitão do 21º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio do Sudoeste; Sr° Frederico Leal Marcelino – Tenente do Batalhão de Polícia Militar da Fronteira - BPFRon; Representando Sr° Doutor RAFAEL MOTA – Delegado da Polícia Civil de Santo Antônio do Sudoeste, Srª Laura Lorenzini - investigadora da Polícia Civil; Sra. Joseane dos Santos – Secretária Municipal de Educação do Município de Santo Antônio do Sudoeste e Sr. Valdecir Legramante – Secretário Municipal de Educação do Município de Pranchita.
Ao todo, 223 alunos participaram ativamente do projeto, demonstrando o impacto significativo do programa "Justiça e Cidadania". Dos textos produzidos, 25 foram classificados como os melhores, sendo que 18 deles foram selecionados e esses alunos receberam medalhas.
O programa do Tribunal de Justiça do Paraná, "Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola", visa proporcionar noções básicas sobre o sistema judiciário e cidadania aos alunos da rede pública municipal. Além de ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Judiciário, a iniciativa busca integrar a Justiça à sociedade, contribuindo para a formação e o despertar da cidadania entre as crianças, que são consideradas agentes multiplicadores de conhecimento.
O sucesso do projeto evidencia a importância de iniciativas que promovem a educação jurídica e cidadã desde as séries iniciais, cultivando valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Nota de Falecimento
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora