Descompasso
Sempre que eu faço uma avaliação da gestão da coisa pública eu tenho a dúvida ou a tentação de pensar que a República não funciona. Não é republicana. Não, para o povo. Não, a República não é republicana para a população, esse é o riscado, mas o estado funciona muito bem pra quem se fizer representado. Veja o exemplo da bancada do Agro, da bíblia, da bala... O BBB, as três frentes mais influentes do congresso. Sem falar que os bancos, não tem bancada, só dão as cartas. O estado não funciona para o trabalhador, porque trabalhador não vota em trabalhador. Vota no pastor, no patrão... O estado não funciona para o povo que não se faz representar.
O Agro Tóxico ou a banca do Boi, engorda à custa de isenção. Tem financiamento subsidiado, de veneno a carro importado. Consegue um plano safra, 2 vezes o orçamento da saúde e educação. É endeusado e respeitado, só porque detém um eleitorado marcado e tratando como...
A bancada da Bala, nem se fala. É uma anomalia. O segredo é o medo, o maior ativo desta gente. Um povo que vive doente e encurralado, vota sob a marmota da segurança. Que segurança tem a população, neste Afeganistão dos trópicos? Claro que é perigoso questionar ou sugerir, até quando vamos aceitar esse apequenamento, sob a cultura militar? Essa cultura que tem a ousadia de se orgulhar de criar a bomba nuclear. O maior feito da história da humanidade. Um artifício capas de destruir tudo. Genial. Mas isso é coisa de militares de outras nações. Então, a nossa Bancada da bala produz o que, mesmo?
O B do Bla Bla Bla da bíblia, ninguém consegue entender. Vou tentar situar pra quem quiser raciocinar: tudo vinha bem, os deuses conviviam em armonia, uma democracia, até que alguém disse que tem um povo escolhido. O Deus deste povo era o único Deus verdadeiro e o salseiro se instalou. De lá pra cá infinitas guerras, sucumbiram impérios, e Deus continua um mistério. Não para a turma do BBB. Essa gente sabe que quem está com Deus, tem poder.
"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará em céu de brigadeiro, porque está com os bois na sombra." Mas está semana o trem quase saiu dos trilhos e o povão ensaiou acordar do sono profundo. O governo lula tentou fazer o que eu votei lá em 2002, a luta de classe. Ousou mostrar os dois lados: o lado dos exploradores e o dos explorados. O eleitorado não se deu conta, quem é que paga a conta. Mas o andar de cima se deu conta que o Hugo Motta é um novato vacilão. O congresso também sequestrou o orçamento. Existe uma tendência de que o eleitorado sempre eleja esse parlamento que nunca permitirá um presidente progressista, governar. O jeito é torcer para o Lula não ceder. Essa luta precisa acontecer. Cada um de nós precisa ver o seu lado. Se tu não é da turma que explora, então procure o seu chão.
Fonte: pesquisa
Autor: Paulo Ademir Braun
Crédito da imagem: Paulo Ademir Braun
Repórter: Paulo Ademir Braun