Pesquisadores capturaram imagens do que pode ser o primeiro avistamento de um peixe-diabo-negro adulto (Melanocetus johnsonii) vivo
Um raro fenômeno natural foi registrado perto de Tenerife, na Espanha. Pesquisadores capturaram imagens do que pode ser o primeiro avistamento de um peixe-diabo-negro adulto (Melanocetus johnsonii) vivo, em plena luz do dia e na superfície. Essa espécie, que habita as profundezas abissais entre 200 e 2000 metros de profundidade, raramente é vista e nunca antes fora registrada em condições tão incomuns.
O avistamento ocorreu a apenas 2 km da costa, durante uma pesquisa sobre tubarões pelágicos. O peixe foi visto nadando verticalmente, um comportamento raro para a espécie.
O peixe-diabo-negro é um predador das profundezas, famoso por usar um apêndice dorsal com bactérias bioluminescentes como isca para atrair presas. Essa característica foi popularizada na animação Procurando Nemo. Apesar de sua aparência assustadora, ele desempenha um papel essencial no ecossistema marinho.
Os cientistas ainda não sabem o motivo de sua presença em águas tão superficiais. Possíveis explicações incluem doenças, mudanças nas correntes ou fuga de predadores.
A descoberta foi feita e registrada por @laiavlr, @vidamarina.tenerife, @sabu726 e @jara.natura, que documentaram esse momento raro e único na história da biologia marinha.