A ocorrência foi registrada na manhã deste domingo, 23 de março
Uma ocorrência marcada pela rapidez e preparo da Polícia Militar do Paraná resultou no salvamento de uma bebê de apenas 1 ano e 3 meses na manhã deste domingo, 23 de março. A ação foi conduzida pela equipe Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas (ROTAM) do 21° Batalhão da Polícia Militar (1ª Companhia), pertencente ao 5° Comando Regional da Polícia Militar (PMPR).
Enquanto os policiais encerravam sua escala de serviço na base da Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas (ROTAM) , um veículo chegou em alta velocidade até o portão da unidade. Um homem desceu apressado, com uma criança nos braços, pedindo socorro. A menina, segundo ele, havia engasgado enquanto dormia e já não conseguia respirar.
Diante da gravidade da situação, os policiais iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich na tentativa de desobstruir as vias aéreas da criança. Como a manobra inicial não surtiu efeito e a bebê seguia sem sinais de respiração, os agentes utilizaram a viatura para conduzi-la urgentemente até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com sinais sonoros e luminosos ativados.
Durante todo o percurso, a equipe manteve a aplicação da manobra de Heimlich. Foi nesse momento que a criança conseguiu se desengasgar, retomando a respiração. Na chegada à UPA, a menina foi entregue aos cuidados da equipe médica, que seguiu com os procedimentos necessários, constatando que ela já não corria risco de vida.
A ocorrência foi formalizada por meio de boletim, e o caso teve um desfecho positivo graças à atuação ágil e técnica dos policiais.
Confira o vídeo abaixo: