Ainda não há a confirmação se os pacientes contraíram a doença no município ou fora
A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz, por meio do setor de Epidemiologia, confirmou nesta quarta-feira, 12 de março, o primeiro caso de dengue no município neste ano. O paciente é um homem de 48 anos, que está sob observação e segue em tratamento. Ainda não há confirmação sobre o local onde ele contraiu a doença, e o caso segue em investigação.
Além disso, o setor também confirmou um caso de chikungunya em uma mulher de 19 anos, que pode ter contraído fora do município, pois esteve em outras cidades antes de apresentar os sintomas.
Com o aumento das notificações e a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância de intensificar os cuidados para evitar a proliferação do vetor. Atualmente, o município registra 120 focos do mosquito.
A principal recomendação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, utilizar repelente e, sempre que possível, vestir roupas compridas para reduzir a exposição. Todos fazendo a sua parte, podemos vencer essas doenças!